Sábado, 12 de Julho de 2025
16°C 27°C
Campo Grande, MS

Riedel realiza 37 encontros com prefeitos em menos de dois meses

Gestores de todas as regiões participaram da maratona de agendas

20/06/2025 às 11h48
Por: Redação
Compartilhe:
Governador Riedel durante recente reunião com o prefeito Roberson Luiz Moureira e demais lideranças de Ribas do Rio Pardo. Fotos: Álvaro Rezende
Governador Riedel durante recente reunião com o prefeito Roberson Luiz Moureira e demais lideranças de Ribas do Rio Pardo. Fotos: Álvaro Rezende

Nas últimas semanas, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), tem intensificado o diálogo com prefeitos de todo o estado, dentro da agenda do programa MS Ativo Municipalismo. Embora afirme que só discutirá reeleição e rumos partidários após o Carnaval de 2026, a movimentação política já é visível.

Entre os dias 5 de maio e 18 de junho deste ano, Riedel realizou reuniões com 37 prefeitos. Em algumas datas, os encontros chegaram a reunir até seis gestores municipais. Na quarta-feira (18), por exemplo, ele recebeu o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moreira (PSDB), e, no mesmo dia, também se reuniu com o prefeito de Anaurilândia, Professor Rafael (PP). Já na terça-feira, foi a vez dos prefeitos de Paranhos, Hélio Ramão Acosta (PSDB), e de Glória de Dourados, Júlio Buguelo (PSD).

Somente em junho, o governador já recebeu 18 prefeitos, incluindo os de Nova Andradina, Corumbá, Antônio João, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul. Em maio, de 5 a 27, foram contabilizados 19 encontros, sendo que em uma única semana ocorreram seis reuniões com líderes municipais.

 

Reivindicações locais

Os encontros são centrados em reivindicações de obras de infraestrutura urbana, como pavimentação e drenagem. Além disso, os prefeitos solicitam melhorias como moradias populares e recuperação de pistas de pouso em aeródromos municipais.

Além de Riedel, as reuniões contam com a presença de secretários estaduais e parlamentares, que também aproveitam o momento para estreitar laços com os prefeitos, de olho nas alianças para as próximas eleições.

 

Continuidade municipalista

A estratégia de aproximação com os prefeitos foi iniciada na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), que adotou uma política fortemente municipalista. Riedel vem dando continuidade ao modelo, que foi decisivo em sua eleição em 2022.

Naquele pleito, ele só avançou ao segundo turno por ter o apoio de ao menos 70 prefeitos. No segundo turno, conseguiu até o apoio da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que no primeiro turno havia apoiado o ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT). Apoios fundamentais também vieram da então prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), e do então prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), que posteriormente passou a integrar a gestão estadual.

O legado de Azambuja, com a construção de hospitais regionais e o fortalecimento da gestão municipalista, também influenciou positivamente a vitória de Riedel.

 

Investimentos nos municípios

Através do MS Ativo, o governo estadual já destinou mais de 5 bilhões de reais entre 2023 e 2024, com foco em infraestrutura urbana, saúde, educação e assistência social. A expectativa é que o programa continue fomentando obras e políticas públicas em todas as regiões.

Em infraestrutura urbana, os investimentos incluem pavimentação, drenagem e iluminação pública, com destaque para o Bairro Novos Tempos 2, em Sonora, e o Polo Empresarial Otta Francisco Ewerling. Na saúde, o modelo prioriza gestão compartilhada e cooperação regional. Também há avanços em educação e assistência social.

 

Nova gestão

O MS Ativo Municipalismo propõe uma nova forma de cooperação entre o Estado e os 79 municípios, por meio de metas e uso de dados. O objetivo é implantar uma gestão orientada a resultados, com foco em políticas públicas personalizadas e mais efetivas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários